E na última terça-feira, Porto acordou com uma nova marca. Logo de manhã, a caminho do metro, vi em um desses paineis da JCDecaux, e fiquei encantada, antes mesmo de saber o que era. Quando o metro chegou ao cais, também estava diferente, e em vários outros pontos da cidade, os mesmos paineis, lindos...
Quando cheguei em casa, pesquisei e descobri... É a nova marca, a nova identidade do Porto: Porto ponto, ou "Porto.". Os designers do White Studio foram os responsáveis pela bela criação. A cidade é famosa por seus azulejos, mas apenas os azulejos azuis compõem painéis que contam histórias:
Quando cheguei em casa, pesquisei e descobri... É a nova marca, a nova identidade do Porto: Porto ponto, ou "Porto.". Os designers do White Studio foram os responsáveis pela bela criação. A cidade é famosa por seus azulejos, mas apenas os azulejos azuis compõem painéis que contam histórias:
![]() |
Estação São Bento |
![]() |
Detalhe do Painel de azulejos da estação São Bento |
Por isso foi utilizado o azul. E para cada pessoa, a cidade é representada por um objeto ou lugar diferente, como o rio, a casa da música, a torre dos clérigos, o São João... Tendo esses pontos como inspiração, foram criados os mais de trezentos desenhos, que unem-se e formam o novo claiming da cidade: Porto.
![]() |
Fonte: Página do White Studio |
![]() |
Fonte: Página do White Studio |
"Como é o Porto? Por mais análises que fizéssemos pode-se sempre resumir. O Porto é o Porto. Ponto. Acabou" explicou ao PÚBLICO o designer Eduardo Aires, da White Studio
Parabéns a todos os envolvidos... Porto, cada vez mais encantadora.